Conheça as 4 métricas mais importantes do marketing para você acompanhar

O tempo passa e você nunca tem certeza se as ações da sua empresa na internet estão dando certo? Dá aquela sensação de incerteza eterna? Não se preocupe porque existe saída para isso.

Uma das principais vantagens do marketing digital é a possibilidade de acompanhar os seus números com alta precisão. Não se trata de amostras: você consegue ver cada interação conquistada com o seu conteúdo.

Como ter a certeza de que as suas estratégias estão dando certo? Para isso, é preciso seguir as métricas certas. São indicadores que apontam o sucesso ou o fracasso das suas iniciativas e são de vital importância para o seu negócio:

1. CAC

Não faz sentido gastar mais para adquirir um cliente do que ele irá trazer para você, não é? Para ter certeza de que este problema não ocorra, você deve observar o CAC, o custo de aquisição de clientes. Nela, são levantados os custos de todos os esforços envolvidos para a captação de público, inclusive o salário da equipe e investimentos em mídia. Busque sempre manter o seu CAC baixo para continuar trabalhando com sucesso.

2. Taxa de retorno

A fidelização do seu cliente deve sempre ser o seu foco, já que é muito mais fácil reconquistar alguém que já teve contato com a sua empresa do que buscar gente nova. A métrica ideal para acompanhar neste sentido é a taxa de retorno, a proporção de visitantes que já esteve no seu site antes e voltou. Quanto maior este índice, melhor está a sua fidelização de clientes.

3. ROI

Calcular o ROI (retorno sobre investimento, em inglês) significa levar em conta os investimentos iniciais em suas iniciativas e depois compará-los com o que foi obtido de retorno. É um excelente termômetro para ter ideia do quão bem-sucedidas foram suas estratégias implementadas. Por exemplo, se você investiu R$ 1000 em uma ação e obteve um retorno de R$ 2000, o seu ROI foi de 100%.

4. Taxa de conversão

Toda ação sua no marketing digital possui um objetivo. A taxa de conversão ajuda a saber a proporção de pessoas que realizaram esta ação desejada em relação ao total de gente atingida. Por exemplo, é o caso de quantos compraram algum produto seu anunciado em um e-mail marketing considerando o número total de destinatários. Antes de mais nada, você precisa definir o que é conversão para o seu negócio para poder acompanhá-la.

Tudo pronto para começar a acompanhar os resultados das suas ações de marketing digital com muito mais estratégia? Comece a desenhar sua estratégia e conte para a gente como você vai fazer.