3 jeitos rápidos e fáceis de aprender programação

O mundo de hoje está sendo pautado por aplicativos móveis, plataformas web, aparelhos inteligentes que se conectam a internet, entre outros. O que une tudo isso? Todos eles rodam a partir de código.

Se você sempre sonhou em aprender a programar mas nunca encontrou o caminho certo para isso, a boa notícia está aqui: existem recursos na internet que permitem aprender tudo o que você precisa para começar a desenvolver o seu aplicativo ou, quem sabe, o próximo Facebook.

Tudo pronto para começar a escrever suas linhas de código? Então veja 3 caminhos que você pode seguir:

1. Codecademy

Um dos nomes mais famosos deste meio, a Codecademy tem tudo o que você precisa para aprender a escrever seu próprio código rapidamente. Todos os cursos são feitos de forma prática, com tutoriais simples de entender e correção instantânea. Além de ensinar linguagens de programação como Python e Ruby, também possui módulos focados em web, como HTML, CSS, entre outros.

2. Coursera

O Coursera é uma plataforma de cursos online bastante vasta, contando com currículos de instituições como Stanford, University of Michigan, UC San Diego, entre outras. Entre suas opções, estão aquelas relacionadas à programação na área de Ciências da Computação. O acesso ao material é gratuito, mas você precisa pagar caso queira receber certificados ou participar de exames especializados.

3. Khan Academy

Criado a partir da visão de que o conhecimento precisa ser compartilhado, a Khan Academy é parada obrigatória para quem quer aprender sobre qualquer área, e isso também vale para programação. Seus cursos robustos de Ciências da Computação trazem conteúdo em vídeo e texto para você aprender como desenvolver usando as principais linguagens utilizadas. Com os esforços de pessoas de todo o mundo, muitos cursos estão sendo traduzidos para outros idiomas, inclusive o português.

Bônus: Duolingo

Deu para perceber que a maioria dos recursos recomendados é em inglês, não é? Se você pretende mesmo seguir carreira nessa área, precisa estar com o idioma afiado. Como todas as dicas foram de sites e aplicativos inteligentes que ensinam a programar, nada mais apropriado do que sugerir algo do tipo para treinar o inglês, também. O Duolingo gamifica todo o processo de aprendizado do idioma de forma que você não só aprende com facilidade como também mantém os conhecimentos frescos com revisões constantes.

Agora é com você: escolha um destes serviços (ou use uma combinação de vários) e comece a estudar. Crie uma rotina produtiva e faça os exercícios todos os dias, sem pulos. Que tipo de projeto você quer realizar primeiro? Conte para a gente nos comentários.