O mercado consumidor mudou, quando sua marca irá mudar também?

Se sua marca ainda não tem presença significativa em ambientes digitais, está na hora de você parar e repensar sua estratégia de comunicação.

Amanda é uma mulher de 20 anos, estagiária em uma grande empresa de agronegócio. Seu dia começa aproximadamente às 6 da manhã, quando seu celular desperta com um alerta sobre as suas primeiras tarefas. Banho, café da manhã. Enquanto tenta manter uma alimentação saudável, Amanda dá uma olhada nas suas redes sociais, curte as fotos dos seus amigos no final de semana agitado. Depois, hora do trabalho.

Sua rotina inclui o contato com clientes externos, o que resulta no seu celular empresarial tocando o dia todo. Seus amigos estão combinando a despedida de um colega que vai passar um tempo fora, whatsapp bombando de mensagens. Na hora do almoço, uma notificação alerta Amanda que ela precisa assistir o novo episódio de uma série que acabou de ser disponibilizada. Ela também tem um aplicativo que a avisa quando tem que beber água, quantos passos deu durante o dia, quantas páginas do seu livro faltam para acabar a leitura. Tudo no seu celular.

Será que você se identificou com o pedaço da rotina de Amanda que te contamos? Muito provável que sim.

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Um estudo recente da Harvard apontou a mudança de comportamento da geração que nasceu dentro da internet. É estranho pensar que os nascidos depois de 1995 já fazem parte ativa do mercado consumidor, mas é a mais pura verdade. Uma geração que foi criada com acesso facilitado à informação. Você sabia, por exemplo, que estes jovens cresceram com um contato diário com a tecnologia de, pelo menos, 10 horas? Isso afetou tanto a maneira de se comunicar que, em uma pesquisa do MIT, ficou constatado que expressar-se verbalmente é um problema da nova geração, que prefere dizer o que pensa por meio de mensagens.

“Você passa, em média, 73 minutos do seu dia trocando em torno de 50 mensagens com seus contatos digitais” (MIT, 2015)

Agora vamos pensar juntos: se a maneira que as pessoas, no geral, se comunicam, mudou – será que não está na hora de você transformar a comunicação da sua marca?

O conceito de comunicação é simples: transmitir informação através de um canal e linguagem adequados para o entendimento do receptor. O atual receptor não adere mais a comunicação tradicionalista de produtos, que empurravam o consumidor para a compra de maneira nada branda. E é dessa necessidade que cresce com bastante força atualmente o marketing de conteúdo, maneira prática de atrair e engajar com seu público através da criação de conteúdo relevante e valioso para um determinado grupo de pessoas em um determinado espaço de tempo.

Entender isso é fundamental porque, partindo disso, você consegue mudar completamente a maneira que enxerga a sua estratégia de comunicação. Seu consumidor não procura mais por anúncios, mas por informação. Ele quer saber mais, quer saber porque, quer saber como. Entrar a fundo nesse fluxo natural que o marketing digital promove, encaminhará a compra, determinando a obtenção de sucesso na conversão de seguidores em compradores.

Não consegue enxergar isso? Observe o case de sucesso da Netflix nas redes. Ao trazer um serviço bastante aproximado do público mais jovem, a marca investiu exatamente em atrai-los para algo mais próximo, focado na experiência e no contato one-to-one, como o SAC 2.0. Mas, tudo isso é um processo que exige estudo, estratégia e investimento, mas que traz resultados palpáveis para a sua marca. Basta saber que 77% do mercado consumidor atual tem seus hábitos de compra influenciados pelas redes sociais. É gente pra caramba!

Agora você entende porque não pode deixar de atingir jovens como Amanda? Consegue compreender que o marketing digital pode ser o passo que falta para a sua marca virar a chave para o sucesso? Pois é. Ter uma visão clara do cenário que a comunicação da sua empresa está é um passo importante para começar o ajuste na rota.

Talvez agora você esteja se perguntando: mas por onde começo? Aprendendo!

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