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Dicionário: As palavras do marketing digital que você deve conhecer

Se as agências desse Brasil procuram um tipo específico de profissional, são aqueles que têm conhecimentos em marketing digital. E se você estiver procurando recolocação profissional, com certeza sabe disso. Hoje em dia, é praticamente indispensável que você esteja antenado com esse “novo” modo de fazer marketing.

Ao mesmo tempo, sabemos que tudo que é novo traz dúvidas, ainda mais se você for iniciante no assunto. E, para piorar, o mundo da comunicação adora umas palavras em inglês e umas siglas que parecem sem sentido.

Como o nosso objetivo aqui é te trazer informação de qualidade e prestativa, vamos montar um dicionário do marketing digital para você sempre dar uma olhadinha quando bater aquela dúvida.

Vamos fugir do óbvio, mas temos que começar pelo começo…

SEO

Essa você já ouviu falar. É o Search Engine Optmization, ou seja, a Ferramenta de Otimização de Busca. Essa sigla é aquela que preza um site bem construído, que possa ser lido não apenas pelas pessoas, mas também pelos mecanismos de busca, como o Google.

Para ter um bom SEO, vários requisitos tem que ser preenchidos. Você pode vê-los aqui.

Rankear

Ligado diretamente ao SEO, o ranking aqui é de quem é visto primeiro durante uma pesquisa nos buscadores. Quem tiver um SEO de maior qualidade leva a vantagem no rankeamento e acaba aparecendo no topo dos resultados.

Responsivo

O chamado site responsivo é aquele que se adapta a diversos tipos de tela, conseguindo ser acessado com precisão através de um celular, tablet ou PC.

Como os smartphones possuem resoluções diferentes de telas, o seu site precisa se adaptar automaticamente a cada um. Você não quer perder visitas e, consequentemente, vendas só porque o usuário não tem conforto para navegar no seu portal.

Link Building

Se você estiver em dia com o curso de inglês, já dá para deduzir o que é: a construção de links. Em outras palavras, é você, no meio de um texto, criar hiperlinks levando à outras páginas internas ou até mesmo externas.

Já fizemos isso aqui nesse blog posts, caso você não tenha reparado 😉

Head Tail

As palavras-chave são essenciais no marketing digital e essa é uma classificação que elas podem ter. As head tail são genéricas e com bastante procura, por exemplo: marketing digital.

Inúmeros resultados vão aparecer e, caso esteja anunciando no Google, seu rankeamento terá que ser excelente para aparecer na primeira página.

Long Tail

Jás as palavras long tail são bem mais específicas e com menos procura, por exemplo: onde fazer marketing digital em são paulo.

Aqui é mais fácil que você seja encontrado, por ser algo mais direto, atraindo um público mais qualificado. Mas, ao mesmo tempo, a proporção de buscas cai bastante.

Copy writing

É a técnica de escrever persuadindo o lead a tomar uma decisão, seja uma compra, o download do seu e-book ou o cadastro em sua lista de e-mails.

Aqui as palavras são extremamente importantes e o seu objetivo é aumentar as conversões.

Lead

Se você ficou perdido com essa palavra no item anterior, calma. Lead é uma pessoa que é considerada um cliente um potencial.

É aquele que acessa o seu site, demonstra interesse no assunto ou produto que você tem para oferecer.

Escaneabilidade

Um produtor de conteúdo tem que se ligar nisso. É aqui que você organiza suas ideias, formata seu texto e trabalha algumas técnicas de SEO, como o uso de intertítulos, tags, imagens, textos alternativos, etc.

Tudo para tornar a experiência do seu visitante a melhor possível e, claro, para que o Google consiga ler o seu site.

CTA

O Call To Action nada mais é do que convidar o lead a tomar uma ação. Se você conseguiu levá-lo, por meio da escaneabilidade e do copy writing, até esse ponto, é possível que consiga uma conversão.

CTA

Um exemplo de CTA é o que vamos colocar no final desse post (mas que já adianto aqui), te convidando a curtir nossa fanpage.

Copy Desk

Como o conteúdo é ouro hoje em dia, é preciso que ele esteja sempre muito bem alinhado. Por isso a função de copy desk existe no marketing digital.

O profissional dessa área é o responsável por revisar não só a gramática e ortografia de um texto, mas também a estrutura ‘marketeira’ daquele conteúdo, analisando se seguiu as regras de escaneabilidade, se adequou à persona, se possui CTA e atendeu ao tema proposto.

Persona

É uma pessoa fictícia e criada para representar o seu público-alvo. Normalmente tem um nome, idade, hábitos, gostos, repulsas, tudo que um ser humano possui.

Serve para você entender melhor como atingir seus objetivos junto aos seus leads e também clientes fidelizados.

ROI

Simplesmente Return On Investment, ou Retorno Sobre Investimento, é a sigla que mede o retorno financeiro de uma estratégia de marketing digital. Com isso, é possível saber se determinada ação está de fato dando algum lucro ou só prejuízo.

ROAS

Enquanto o ROI mede a qualidade da campanha como um todo, o Return on Advertising Spend (ROAS) faz a proporção de quanto você gastou em determinado anúncio e quanto é o seu retorno através dessa propaganda.

KPI

Esse talvez seja mais comum para você, mas os Key Performance Indicator (Indicadores-Chave de Performance) não são simplesmente todas as métricas que o Google Analytics te mostra, por exemplo.

Mas, sim, aquele número específico que vai mostrar se o seu objetivo está sendo alcançado.

CPM

O Custo Por Mil Impressões é utilizado, normalmente por grandes portais, para vender anúncios em seus sites. Aqui o valor é definido por cada mil pessoas que verão o seu anúncio. Isso não quer dizer que estão clicando nele.

CPC

Já o CPC é o Custo Por Clique, ou seja, você só paga quando clicam no seu anúncio. O Google Adwords é assim.

Performance-ROI

CPA

Para fechar os tipos de anúncios, o de Custo Por Aquisição é aquele que te cobra apenas quando a conversão é realizada. Pode ser o download de um e-book, o preenchimento de um formulário e até mesmo uma compra.

Agora que você já sabe praticamente tudo o que as siglas e nomes do marketing digital significam, sinta-se mais confiante na hora de falar sobre o assunto 😉

Claro que se bater alguma dúvida, você já salvou esse post no favorito do seu navegador, né?!

Como conhecimento nunca é demais e você pode aprofundar ainda mais seus estudos com essa lista de posts aqui do blog.

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